No próximo dia 25, um grupo de formadores de opinião de Limeira embarca para Porto de Galinhas, Pernambuco. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a CVC Limeira e o Enotel Resort All Inclusive, tem o intuito de mostrar como é possível fazer turismo com responsabilidade durante a pandemia.
O setor, fortemente afetado desde 2020 devido aos destinos fechados e a necessidade de isolamento social, teve que se reinventar para garantir a segurança dos turistas. Novas dinâmicas de atendimento foram adotadas por agências de turismo, companhias aéreas, hotéis e atrações turísticas para preservar a saúde de quem viaja neste período e manter o setor em funcionamento.
No comando da ação, o empresário Eduardo Mendes ficou surpreso com a repercussão da viagem. “O lançamento foi feito de forma despretensiosa em uma live nas redes sociais. Poucas horas depois, todos os envolvidos haviam ganhado centenas de seguidores e não se falava em outra coisa”, lembra Mendes. Desde então, os participantes têm divulgado os cuidados necessários para se viajar durante a pandemia com responsabilidade.
O grupo de convidados conta com perfis diferenciados. São influenciadores digitais com milhares de seguidores, jornalistas que formam opinião e empresárias de grande credibilidade. Após o lançamento, o público logo apelidou a ação de “reality show” e manifestou interesse nas distintas personalidades e até em possíveis desavenças. “Nós adoramos essa brincadeira entre os seguidores, mas deixamos claro que ninguém será eliminado. Pelo contrário, o público poderá acompanhar a viagem de todos na íntegra nas redes sociais dos participantes e da CVC Limeira”, diverte-se o empresário.
O impacto da ação foi tão grande que outras marcas manifestaram interesse em participar. “Enquanto empresário, isso me deixou extremamente feliz. Neste período econômico tão difícil para quem tem um negócio, conseguimos dar visibilidade para mais 10 empresas que nos procuraram para se unirem ao projeto. Fomos sondados até por outras agências CVC que querem repetir a ação em suas cidades”, comemora Mendes, que revelou que já foi procurado por outros resorts que querem sediar uma segunda edição do projeto.
O destino escolhido é o único resort com parque aquático “pé na areia” do Brasil. O Enotel Resort All Inclusive conta com rio lento, piscina de ondas, parque aquático infantil, jogos de vôlei, shows noturnos, hidroginástica e um dos maiores complexos para hospedagem do Nordeste. “Devido à pandemia, escolhemos um destino reservado, ou seja, sem circulação do público externo. Além disso, o resort tem uma área imensa, o que garante o distanciamento social de outros grupos”, destaca.
A abordagem do turismo com responsabilidade começará ainda em Limeira. Na véspera do embarque, os participantes farão testes da Covid-19. Esta não é uma exigência para embarque em aeronaves ou check in em hotéis brasileiros, mas foi uma cautela sugerida pela CVC Limeira e aceita pelos participantes. “Queremos mostrar, por meio dessa viagem, que é possível fazer turismo com segurança, seguindo todos os protocolos exigidos pela Organização Mundial da Saúde”, destacou Mendes.
Participarão desta ação os influenciados digitais Ana Laura Marquesini, Bruna Felício, Joyce Dias, Malu Oliveira, Roberta Bastistela e Sandro Cezário. Também foram convidados os jornalistas Graziela Félix, João Paulo Baxega e Marielle Jacon, além das empresárias Maura e Mirela D’Andreia.