Na internet ou pelos livros, escritora Juliana Valentim levanta as bandeiras da liberdade e sororidade

Juliana Valentim

“A liberdade é o bem maior do indivíduo, e é por ela que temos que lutar todos os dias”. É com este emblema e em nome da liberdade que a jornalista e escritora Juliana Valentim faz ecoar sua voz no meio literário. Com três livros publicados e um perfil de poemas autorais no Instagram – o Palavras que Dançam -, ela inspira milhares de jovens e adultos a viverem e lutarem pelo que acreditam.

Os discursos da escritora vêm ao encontro de diversos movimentos sociais que surgiram nos últimos tempos relacionados à liberdade de expressão, causas raciais e direitos humanos. “Estamos em um momento muito importante, com muitas pessoas buscando sua voz. Meu papel como escritora é trazer à tona esses assuntos e amplificar as vozes de quem precisa falar”, diz.

Entre as muitas causas abraçadas por Juliana, uma a movimenta de forma constante: a busca da mulher por direitos e espaço na sociedade, inclusive na literatura, que, por séculos, foi exclusivamente dos homens. “Ver as mulheres ganhando ainda mais força no cenário literário nacional é maravilhoso, e fazer parte disso me traz um orgulho enorme”, comenta.

Impactada por fortes nomes da literatura brasileira, como Clarice Lispector, Cora Coralina e Carolina de Jesus, ela conquista leitoras e leitores com poemas autorais que tratam do cotidiano.

Além disso, busca compartilhar cada conquista como escritora com o objetivo de incentivar outras mulheres a correrem atrás do que acreditam, sem medo de encarar o preconceito e as injustiças. “Pode até parecer clichê, mas precisamos caminhar juntas. Assim somos mais fortes”, afirma a jornalista.

Livros que inspiram liberdade

Temas atuais do cotidiano e a liberdade de viver e se expressar movem Juliana  Valentim na escrita. Ela tem três livros publicados. O primeiro, Manuscritos de um Viajante, nasceu de uma viagem pelo mundo e da coleção de histórias de cinco anos morando fora do Brasil. O segundo, Palavras que Dançam, contém fragmentos poéticos autorais e deu origem ao perfil literário @palavrasquedancam no Instagram, hoje com mais de 42 mil seguidores.

A terceira obra, O Abrigo de Kulê, é o primeiro romance da jornalista, e trata de temas importantes como as questões raciais, a busca pela liberdade e a sororidade.  “Meus personagens trazem no coração uma enorme garra, cada um à sua maneira. A Kulê, por exemplo, que dá nome ao livro, é uma moça negra que nasceu escravizada em uma fazenda no interior do Brasil. Embora só conheça essa realidade, ela busca incansavelmente sua liberdade”, conta.

O livro é uma ficção, mas traz cenários bastante reais do interior do Brasil na década de 1940. Para ambientar a obra, Juliana mergulhou em pesquisas e se inspirou nas histórias e memórias que ouviu da avó, nascida em 1928 e hoje com 92 anos.

Natural de Brasília, a jornalista e escritora é movida pelas palavras desde sempre. Na infância, sempre teve o incentivo dos pais. Da mãe, ganhou uma máquina de escrever e do pai – assíduo leitor – adotou o gosto pela leitura. “Eu sempre amei os livros, acho que eles nos permitem sair do mundo real e entrar no imaginário, que é um lugar muito gostoso, onde moram os sonhos”.

Uma InstaPoeta que dialoga por meio da poesia

Quem achou que a poesia seria esquecida com a chegada da Internet, presenciou a migração dela para o universo digital. Hoje, o movimento “InstaPoetas” dá ainda mais força ao gênero literário lírico, fazendo-o chegar diariamente às timelines dos usuários das redes sociais.

E Juliana tem o dom de colocar os sentimentos em formas de palavras. Pelo perfil Palavras que Dançam, impacta milhares de seguidores conectados, jovens e adultos, com textos autorais curtos e sinceros no Instagram.

Quem visitar a página da escritora, vai se deparar com fragmentos poéticos sobre coragem, poesia, dor, amor, liberdade, intolerância, o feminino, entre outros temas. Desta forma, os versos dela hoje não ficam limitados a quem tem a oportunidade de ler um de seus livros físicos, mas se espalham pelo mundo e inspiram também a quem está nas redes.

Artigo anteriorPRÓXIMO ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Página do AGITO Mais o Facebook esta no ar novamente

Logo AGITO Mais

Após 6 dias de reuniões e conversas, a página do portal AGITO Mais no Facebook voltou ao ar na noite desta quinta-feira (29).

A página saiu do ar na última sexta-feira (23) ás 23h53, após a TV Globo derrubar uma das lives que estávamos fazendo na página envolvendo o “Big Brother Brasil”.

As tentativas de contato com a empresa norte americana responsável pelos direitos autorais da Globo, a OpSec Online Ltd, ocorreram ao longo do sábado e domingo e na segunda-feira a empresa deu um retorno positivo para o AGITO Mais onde a Globo estaria analisando internamente o caso e terça-feira enviariam a decisão.

Na quarta-feira a OpSec nos retornou com a decisão da TV Globo, que diz;

“A promoção do conteúdo é muito importante para a Globo, assim como a defesa dos direitos autorais das obras por meio do combate à pirataria. Em função disso, as ferramentas das plataformas digitais são usadas para remover as transmissões não autorizadas dos conteúdos Globo. Notamos que o site AgitoMais e os perfis nas redes sociais estavam fazendo transmissões e usando conteúdo do BBB 21 indevidamente, por essa razão foram derrubados. No entanto, por prezar a parceria de longa data entre a Globo e a SIC,  será solicitado ao Facebook a retirada do pedido de remoção para que a sua conta seja reestabelecida. […]”

Desta forma, o Facebook avaliou o pedido e restaurou a página AGITO Mais colocando no ar novamente.

Para a direção do Grupo SIC, Wesley Almeida diz que “ficamos felizes pela volta da página e em saber que a TV Globo entendeu que não foi de má fé e pela parceria de anos de trabalho juntos, reconheceram que a página voltasse”, Wesley ainda conclui que; “estaremos fazendo normalmente a cobertura do BBB21 mas com as publicações em forma de matérias no portal, sem o uso de vídeos no Facebook devido ao direitos autorais, e terça-feira (4), estaremos fazendo a live mas de forma online com convidados para comentar sobre a grande final do BBB21 e para dar inicio aos novos projetos que estavam previsto para o mês de maio”.

Algumas alterações estão sendo feitas na página e o mesmo poderá entrar em instabilidade por alguns momentos neste final de semana, mas isso não afetará os trabalhos.

Projeto de Lei prevê o aumento da margem de crédito consignado para 45%

Segundo informações, a margem do crédito consignado para aposentados e pensionistas pode ter um novo aumento. Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que prevê o aumento da margem de 35% para 45%.

O PL acrescenta um artigo à Lei 13.979/20 que estabelece as medidas de enfrentamento à pandemia no Brasil. A proposta foi apresentada depois de o Congresso Nacional reconhecer, por meio de decreto legislativo cuja vigência expirou em 2020, emergência de saúde pública de importância internacional.

Com um time com mais de 50 profissionais altamente capacitados no mercado financeiro, Somos Financeira vem se preparando para atender essa nova demanda do mercado financeiro. Somos vai auxiliar você em busca do seu crédito pessoal para aposentados, pensionistas do INSS, servidor público.

Somos Financeira você pega o dinheiro que precisa e ainda tem mais tempo para pagar, Agora ficou mais fácil obter seu crédito consignado. É rápido, fácil e digital.

Most Popular Topics

Editor Picks