Drogal instala 90 pontos de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso

Rede Drogal

Colocando em prática ações efetivas de sustentabilidade e atendendo orientações dos órgãos públicos, a Rede Drogal acaba de instalar 90 pontos para coleta de medicamentos vencidos ou em desuso e suas embalagens. Nesta primeira etapa, os pontos de recebimento estão localizados nas cidades de Americana, Campinas, Limeira, Hortolândia, Indaiatuba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro e Sumaré.

Nas unidades, os clientes podem utilizar os displays para o descarte correto dos medicamentos fora do prazo de validade ou que não estejam mais sendo utilizados. O ponto de coleta conta com dois compartimentos: um exclusivo para medicamentos e outro para as embalagens (caixas e bulas). A destinação correta dos resíduos coletados será um trabalho conjunto entre farmácias, distribuidores, fabricantes e importadoras.

A implantação do sistema de logística reversa na Rede Drogal atende ao Decreto Federal n° 10.388/20 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e ao Termo de Compromisso firmado entre o Governo de São Paulo, Cetesb e representantes do setor farmacêuticos. A parceria estadual prevê a implantação em munícipios com população acima de 200 mil habitantes, atingindo 41 cidades paulistas.

De acordo com diretor administrativo da Rede Drogal, Marcelo Cançado, os pontos de recolhimento estão dentro do planejamento de levar aos clientes opções para que consigam efetuar o descarte da maneira correta, preservando o ambiente, cuidando da saúde e contribuindo com o sistema de logística reversa dos medicamentos. “Todos ganham e isso é muito importante pra gente. Nestes 86 anos de história, sempre buscamos alternativas para dar um destino adequado aos medicamentos vencidos/em desuso. Agora, a legislação trouxe diretrizes para sistematizar o descarte. Estamos muito felizes em oferecer essa opção aos nossos clientes”, comenta.

Importância do descarte correto –  O descarte de medicamentos vencidos ou em desuso de forma aleatória, no lixo comum ou no vaso sanitário pode gerar impactos negativos ao meio ambiente e à saúde. Cada quilo de medicamento descartado incorretamente pode contaminar até 450 mil litros de água. A composição química dos medicamentos pode transformar-se em substâncias tóxicas e afetar o equilíbrio do meio ambiente. Descartadas de forma inadequada, as substâncias se misturam ao lixo comum e voltam para a natureza ainda ativas, podendo contaminar o lençol freático e até mesmo a água usada para consumo. Isso porque os resíduos químicos dos medicamentos acabam diluídos na água e são praticamente impossíveis de serem eliminados pelo processo de filtragem. Ou seja, a água é contaminada por esses agentes e retorna aos fluxos hídricos concentrada de resíduos.

Como usar os pontos de coleta – As orientações são tanto para medicamentos vencidos quanto para aqueles que não são mais utilizados, bem como suas embalagens vazias. O consumidor não deve retirar o produto da embalagem primária, que é aquela que fica em contato direto com o medicamento. No caso de líquidos, a embalagem primária é o frasco de vidro ou plástico; no comprimido, é o blister de alumínio. O consumidor deve levar os produtos aos estabelecimentos da forma que estão, não deve descaracterizar o medicamento. As bulas e as embalagens secundárias, que são as caixas de papelão, devem ser descartadas no nicho para essa finalidade. Como não são materiais que tiveram contato direto com o medicamento, serão encaminhadas para a reciclagem ou coleta seletiva, como outros produtos de papel.

SERVIÇO:

Drogal Sustentável – Pontos de Coleta para Medicamentos vencidos/em desuso

Cidades: Americana, Campinas, Limeira, Hortolândia, Indaiatuba, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Claro e Sumaré.

O que pode ser descartado: Medicamentos com o prazo de validade vencidos ou que não estejam mais sendo utilizados

Informações: 0800.771.2120

Artigo anteriorPRÓXIMO ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lua Crescente em Leão é fase de vazão às emoções

Lua Crescente

Nesta terça-feira, 20, Leão traz força e magnetismo para a Lua Crescente, fase de se dedicar aos projetos e ter ideias criativas. O signo do vigor da vida, de fogo e fixo, deixa o período com as emoções mais afloradas. Bom momento para rituais relacionados ao amor, paz com os filhos, atrair atenção e ser notado ou para perder a timidez, segundo a astróloga Sara Koimbra, que faz a análise das energias deste dia.

20 de abril – Lua Crescente em Leão 

A Lua Crescente é o momento de regar sementes e fazer germinar todas as intenções plantadas na Lua Nova. É a hora de prosperar e de ter ideias criativas! Tudo aquilo que precisa crescer é trabalhado durante essa fase.

Quando a Lua está em Leão, pode frequentemente trazer dramas emocionais, mas, principalmente, vazão às nossas expressões de afeto e sentimentos para serem declarados. É a Lua que queremos dizer como nos sentimos e que os outros nos notem. Embora este signo não seja o melhor para discussões, essa lua nos faz generosos e incentiva a expressarmos nossa bondade.

Sara Koimbra atua há mais de 10 anos como astróloga, numeróloga e taróloga. Alia seus conhecimentos a terapias e orientação vocacional para adolescentes em busca da primeira profissão e adultos que querem se reinventar profissionalmente. Atua também com avaliação da política usando suas técnicas.

Página do AGITO Mais o Facebook esta no ar novamente

Logo AGITO Mais

Após 6 dias de reuniões e conversas, a página do portal AGITO Mais no Facebook voltou ao ar na noite desta quinta-feira (29).

A página saiu do ar na última sexta-feira (23) ás 23h53, após a TV Globo derrubar uma das lives que estávamos fazendo na página envolvendo o “Big Brother Brasil”.

As tentativas de contato com a empresa norte americana responsável pelos direitos autorais da Globo, a OpSec Online Ltd, ocorreram ao longo do sábado e domingo e na segunda-feira a empresa deu um retorno positivo para o AGITO Mais onde a Globo estaria analisando internamente o caso e terça-feira enviariam a decisão.

Na quarta-feira a OpSec nos retornou com a decisão da TV Globo, que diz;

“A promoção do conteúdo é muito importante para a Globo, assim como a defesa dos direitos autorais das obras por meio do combate à pirataria. Em função disso, as ferramentas das plataformas digitais são usadas para remover as transmissões não autorizadas dos conteúdos Globo. Notamos que o site AgitoMais e os perfis nas redes sociais estavam fazendo transmissões e usando conteúdo do BBB 21 indevidamente, por essa razão foram derrubados. No entanto, por prezar a parceria de longa data entre a Globo e a SIC,  será solicitado ao Facebook a retirada do pedido de remoção para que a sua conta seja reestabelecida. […]”

Desta forma, o Facebook avaliou o pedido e restaurou a página AGITO Mais colocando no ar novamente.

Para a direção do Grupo SIC, Wesley Almeida diz que “ficamos felizes pela volta da página e em saber que a TV Globo entendeu que não foi de má fé e pela parceria de anos de trabalho juntos, reconheceram que a página voltasse”, Wesley ainda conclui que; “estaremos fazendo normalmente a cobertura do BBB21 mas com as publicações em forma de matérias no portal, sem o uso de vídeos no Facebook devido ao direitos autorais, e terça-feira (4), estaremos fazendo a live mas de forma online com convidados para comentar sobre a grande final do BBB21 e para dar inicio aos novos projetos que estavam previsto para o mês de maio”.

Algumas alterações estão sendo feitas na página e o mesmo poderá entrar em instabilidade por alguns momentos neste final de semana, mas isso não afetará os trabalhos.

Most Popular Topics

Editor Picks