Retomada da economia em 2022 deve transformar eSports em uma jogada rentável de R$ 9,5 bilhões

SJ SANTOS

De acordo com o estudo da Newzoo, os eSports não pararam de crescer e atrair cada vez mais investimentos. A expectativa da consultoria de dados especializada no tema é de que, em 2024, a modalidade fature R$ 1,6 bilhão e cresça 17,5% ao ano até 2030.

Nesse cenário, o Brasil ocupa a quinta posição de maior população gamer on-line em número de jogadores e compradores da indústria, além de ser o maior mercado de Mobile Gaming da América Latina.

Os números não param por aí. As receitas com direitos de mídia, publicidade, patrocínio e live streaming equivalem a mais de 70% do total movimentado pelo setor, de acordo com dados da Newzoo.

Com esse panorama, muitas empresas e startups, como a Honkytonk, começaram a brincar de ganhar dinheiro com o eSport. A produtora de games e de campeonatos usou esse momento para se reinventar.

Ela nasceu como uma consultoria de marketing especializada em jogos eletrônicos, com foco em clientes internacionais que deslumbravam o mercado brasileiro. Em meio à pandemia, incorporou também a produção de conteúdo e a criação de campeonatos de eSports de forma remota.

Construiu do zero um campeonato de Free Fire, que hoje atinge 6 milhões de espectadores, uma média de 2,8 milhões por edição, gerando mais de 330 mil horas assistidas. Ele é transmitido na plataforma de streaming Booyah e simultaneamente no canal do Youtube da marca.

Com essas audiências, o CEO SJ Santos já tem outro jogo em mente para 2022. “Estamos investindo em uma Arena de 500 metros com um estúdio próprio para produção de conteúdo original, campeonatos presenciais e projetos especiais para os nossos clientes.

“Vamos continuar a trabalhar com o Free Fire e expandir para outros jogos, sempre com conteúdo original e produzido do nosso jeito. Afinal, ajudamos as empresas a se conectar com os jogadores, criar comunidades de fãs leais, produzir conteúdo incrível e contar histórias épicas”, anuncia o fundador da empresa ao enfatizar que o segmento de eSports foi o que menos sofreu na pandemia, e hoje é um player importante do mercado brasileiro.

O Brasil fechou 2021 com 27,9 milhões de adeptos da modalidade, apresentando um crescimento de 52,5% nos últimos três anos.  A audiência também aumentou cerca de 20% em comparação ao ano passado, com 21,2 milhões de espectadores, o que fez o país se tornar a terceira maior audiência mundial de eSports, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A pandemia acelerou esse crescimento. Com mais pessoas em casa por conta do lockdown, o campeonato eletrônico se mostrou uma das poucas opções de esporte e entretenimento que poderiam ser realizadas em segurança.

Sobre Honkytonk Games: A marca nasceu como uma consultoria de marketing especializada na indústria de games, que durante a pandemia se reinventou. Incorporou também a produção de conteúdo e a criação de campeonatos de eSports de forma remota. Hoje, atinge durante as transmissões uma média 2,8 milhões de espectadores por mês.

Sobre SJ Santos: Especialista em games, eSports e criptomoedas de games, o fundador da empresa tem passagens por grandes veículos de comunicação. Possui experiência internacional na Europa, Estados Unidos e China, e também em desenvolvedoras e publicadoras de games.

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Magalu anuncia follow-on e aquisição do KaBuM!, maior e-commerce de tecnologia e games do país

Magallu compra Kabum

O Magalu, maior plataforma digital de compra e venda do país, anuncia hoje a realização de um follow-on, que deve emitir 150 milhões de novas ações. O sindicato de bancos responsável pela operação é liderado por Itaú e BTG Pactual e conta ainda com J.P. Morgan, Merril Lynch, Banco do Brasil, Bradesco, Goldman Sachs, Morgan Stanley, Santander e XP.

Os recursos captados terão como destino a expansão do Magalu em novos mercados, investimentos em logística, com abertura de novos centros e hubs de distribuição, e o pagamento de aquisições estratégicas. Uma delas é a da Hub Fintech, realizada em dezembro de 2020, cuja compra — de 290 milhões de reais — foi concluída recentemente, após aprovações pelo Cade e Banco Central.

A outra, anunciada hoje, é a aquisição de 100% do KaBuM!, maior plataforma de e-commerce de tecnologia e games do país. “Com a compra do KaBuM!, nos consolidamos como um dos líderes do e-commerce formal brasileiro e reforçamos nossa atuação em um dos mercados que mais crescem no mundo — o de produtos para geeks e gamers”, diz Frederico Trajano, CEO do Magalu.

Um dos mercados que mais cresce no mundo

Em um ano e meio, o Magalu adquiriu 21 empresas. A operação de compra do KaBuM! é a maior delas. A empresa, criada em 2003, em Limeira, no interior de São Paulo, tem um modelo de negócio que combina crescimento acelerado e alta rentabilidade. Nos últimos 12 meses, teve receita bruta de 3,4 bilhões de reais e um lucro de 312 milhões de reais. “Esse nível de rentabilidade apresentado pelo Kabum não é comum em players de e-commerce, o que mostra a eficiência da gestão da companhia”, afirma Trajano. “Isso mostra que a empresa é muito alinhada com a filosofia do Magalu, que também apresenta crescimento acelerado com resultados sustentáveis.”

Com a compra do KaBuM!, o Magalu reforça o pilar estratégico de novas categorias, com um sortimento complementar ao atual e com enorme potencial de crescimento. A companhia também aprofunda a posição no mercado gamer, que cresce exponencialmente no mundo e no Brasil — segundo a consultoria de e-sports BBL, são 95 milhões de gamers no país. Dados da consultoria Accenture mostram que a indústria mundial de games atingirá 300 bilhões de dólares ao final de 2021, receita maior que a dos setores de música e filmes somados.

O KaBuM! é um dos precursores em esportes eletrônicos no Brasil. Criou uma das maiores equipes de League of Legends do país, a KaBuM! Esportes, tetracampeã nacional e a primeira representante brasileira no campeonato mundial. A KaBuM! Esportes apoia também outras modalidades de e-sports, como Counter Strike, FIFA e Free Fire.

Em 2020, com novos hábitos de consumo estimulados pela pandemia, suas vendas cresceram 128% em relação ao ano anterior. Com 2 milhões de clientes ativos, o KaBuM! oferece mais de 20 000 itens de tecnologia de ponta para profissionais e para o universo gamer. A partir de agora, essa plataforma passa a ser incorporada ao ecossistema do Magalu e operar em cooperação com o Jovem Nerd e o Canaltech, negócios recentemente adquiridos e que dialogam com o mesmo universo de clientes.

Junto com as recentes aquisições, o KaBuM! e o Magalu poderão oferecer uma experiência de compra, conteúdo e entretenimento completa para os amantes de tecnologia e do mundo gamer. O KaBuM! também passa a usufruir de uma série de benefícios oferecidos pela plataforma do Magalu: oferta de produtos no SuperApp, uso da multicanalidade e do sistema de entregas mais rápido do Brasil e produtos financeiros, como cartões de crédito e seguros.

O valor total da aquisição será pago em três etapas. A primeira parcela, à vista, é de 1 bilhão de reais. A segunda etapa envolve a transferência de 75 milhões de ações ordinárias do Magalu, ao longo de um ano e meio. A terceira etapa de pagamento — de até 50 milhões de ações — ocorrerá em janeiro de 2024 e será condicionada ao cumprimento de metas do KaBuM!.

CCXP Worlds 2021 acontece nos dias 4 e 5 de dezembro

A organização da CCXP anunciou os detalhes da edição 2021 da CCXP Worlds. O maior evento virtual de cultura pop do mundo acontecerá nos dias 4 e 5 de dezembro e terá mais de 50 horas de conteúdo.

Pelo segundo ano seguido, o evento será completamente virtual, uma decisão tomada após consultas a especialistas da área de saúde e à comunidade que faz da CCXP o que ela é. “Decidimos que não seria possível realizar nosso encontro presencial com 100% de segurança, e menos do que isso seria inaceitável para nós”, afirmou Pierre Mantovani, sócio-fundador da CCXP.

A CCXP Worlds continuará trazendo grandes anúncios, trailers e conteúdos exclusivos. E, pela primeira vez, um estúdio móvel vai rodar o mundo e abrir as portas dos sets de gravação dos maiores estúdios para revelar detalhes de bastidores e entrevistar produtores, diretores, roteiristas e atores.

A venda dos ingressos será aberta em 29 de setembro para clientes Santander, e em 15 de outubro para o público em geral, pelo site oficial do evento.

Palco Thunder

Na coletiva do anúncio, Pierre e Carol Costa anunciaram que as parcerias com Amazon Prime Video, Paramount e Collider continuarão na CCXP Worlds 2021, trazendo atores e equipes de grandes blockbusters para conversar com os fãs virtualmente.

Plataforma repaginada

A plataforma que dá acesso à CCXP Worlds também passou por uma transformação. Agora, ela permitirá um acesso mais rápido e dará ao fã um painel de controle completo, com ferramentas para interagir com visitantes de todos os mundos durante as lives, participar dos painéis e navegar facilmente pelos seus mundos favoritos.

E o mapa da CCXP Worlds 21 também está diferente. Desenvolvido em parceria com a Estrela, o mapa será um tabuleiro oficial de um dos jogos mais famosos do mundo, o Banco Imobiliário.

Game Arena com Gaules

Alexandre Gaules e a Tribo vão comandar a TRIBO Game Arena, o primeiro palco da CCXP com 24 horas de programação por dia.

Vai rolar gameplay dos últimos lançamentos, 1×1 entre os maiores pro players do mundo e também um presente para os fãs de CS: Go: a transmissão exclusiva do DreamHack 2021 com Gaules, Liminha e Nazinha.

Gaules mandou um recado sobre o evento durante a coletiva: Pode esperar, além de muito CS e transmissão, um palco dedicado à Tribo e a todo o conteúdo. Vai ter muito game, muita risada, e podem contar que todo mundo vai sair ganhando mais uma vez dessa parceria”.

Artist’s Valley ainda maior

Depois do sucesso na CCXP Worlds 2020, o Artist’s Valley está de volta, e ainda maior. O número de mesas virtuais aumentou, e mais artistas participarão de bate-papos e entrevistas ao vivo. Serão mais de 300 lives simultâneas, com artistas do mundo inteiro.

Outra grande novidade deste ano é o reality Road to Artists’ Valley, uma websérie de 4 capítulos que vai ao ar antes mesmo do evento. Nela, serão apresentadas as principais etapas envolvidas no lançamento de uma HQ.

As inscrições de artistas para o Artist’s Valley serão abertas em 23 de setembro.

Creators e Cosplay

Mais uma vez, os creators serão contemplados. Na programação, haverá apresentações musicais, game shows, bate-papos, sketches originais, duelo de podcasts, gravações de conteúdos originais ao vivo e muita interação com o público.

E, assim como no ano passado, o Concurso Cosplay da CCXP Worlds 21 vai eleger os melhores cosplayers de todos os mundos em 4 categorias: Master Cosplay, Melhor Inventividade, Melhor Apresentação e Melhor Figurino.

O público de casa também poderá disputar o prêmio de Melhor Cosplay de Armário, enviando vídeos com performances de até 15 segundos. Esses vídeos irão aparecer durante a programação do palco, e o grande vencedor será escolhido pelos espectadores.

Meet & Greet

Os fãs poderão, mais uma vez, encontrar seus artistas favoritos, por meio de três modalidades do serviço: One-on-One, uma videochamada de 2 minutos entre você e seu ídolo; Inbox, em que você recebe um vídeo de até 1 minuto com um recadinho personalizado; e autógrafo, em que você o recebe direto na sua casa.

Pacotes e ingressos

Confira a seguir os diferentes tipos de acessos à CCXP Worlds:

  • Free – gratuito, com cadastro
  • Digital Experience – Dá acesso a masterclasses exclusivas de lendas vivas dos quadrinhos, diretores, produtores e os maiores creators da internet, além de webséries, entrevistas e materiais inéditos na nossa área de video on demand.
  • Home Experience – Tem os benefícios do Digital Experience mais o Home Kit, onde vem uma credencial exclusiva da CCXP Worlds 21, um colecionável que todo ano é aguardado pelos fãs da CCXP, pins e itens exclusivos para interagir, da sua casa, com os painéis dos maiores estúdios de Hollywood.

 

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