Virada do Samba realiza 2ª edição com programação 100% feminina no dia Nacional do Samba

Virada do Samba

Em 2 de dezembro é celebrado o Dia Nacional do Samba – e é também a data escolhida para a transmissão da Virada do Samba – 2ª edição. A partir das 19h, todo o Brasil pode assistir, gratuitamente, a shows de mulheres ícones do gênero como Tia Surica, Leci Brandão, Fabiana Cozza e o Samba de Dandara convidando Nilze Carvalho e Raquel Tobias.   

O Bar Samba foi o local escolhido para as gravações e as transmissões vão acontecer nas páginas da Muda Cultural e Samba em Rede (ambas no YouTube e Facebook), além da Fita Amarela (YouTube), Raiz do Samba (Facebook) e Repique de Mão (Facebook). 

Esta edição da Virada do Samba começa com a apresentação de Tia Surica da Portela, pastora e matriarca da famosa escola de samba carioca que, por sua vez, é acompanhada do violonista, arranjador e diretor musical Paulão 7 Cordas. Nesta ocasião, eles apresentam o repertório do Manacéa, um dos grandes baluartes portelenses.

Na sequência vem a cantora, poeta, escritora e pesquisadora Fabiana Cozza, que apresenta repertório de sua vasta carreira. A festa segue com o Samba de Dandara, grupo que utiliza o samba para empoderar e exaltar as mulheres sambistas – que convida as veteranas Nilze Carvalho, cantora, instrumentista, compositora e produtora, e Raquel Tobias, cantora e compositora. Para encerrar a jornada em grande estilo, Leci Brandão canta grandes sucessos de diversos momentos de sua carreira e da história do samba. 

A Virada do Samba é apresentada pelos mestres de cerimônia Moisés da Rocha, conhecido por seu importante trabalho no programa “O Samba Pede Passagem”, na Rádio USP FM, e Claudinha Alexandre, colunista ao lado de Moisés, além de apresentadora do programa Papo de Bamba (BR Brazil web).  

“É um privilégio receber neste palco mulheres que ajudaram a escrever a história do Samba, como Leci Brandão e Tia Surica, e outras que têm tratado com tanto respeito o gênero, como é o caso da Fabiana Cozza, Nilze Carvalho e o agrupamento do Samba de Dandara”, diz o idealizador do evento, Ítalo Azevedo, sobre a programação online e feminina.

Esta edição da Virada do Samba é realizada pela Muda Cultural e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O projeto, viabilizado via ProAC-ICMS, conta com o patrocínio da Cachaça 51 e apoio do Samba em Rede.

“A Cachaça 51 existe para destilar os melhores momentos da vida – e um deles é o samba, ícone de nossa cultura. A 2ª edição da Virada do Samba, exclusiva para mulheres e apresentada por grandes artistas, é uma possibilidade única de aproveitar ocasiões especiais”, declara Luciano Sadi Andrade, Head of Marketing da Cia Müller de Bebidas.

Combate à Covid-19

Toda a equipe presente nas gravações, bem como o artístico, será testado com Antígeno-PCR antes de entrar em estúdio. No local haverá rígido protocolo sanitário e um técnico em segurança do trabalho, garantindo o cumprimento das medidas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

2 de dezembro, a partir das 19h

  • Tia Surica da Portela, acompanhada de Paulão 7 Cordas
  • Fabiana Cozza
  • Samba de Dandara convida Nilze Carvalho e Raquel Tobias
  • Leci Brandão
Artigo anteriorPRÓXIMO ARTIGO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festival Sarará anuncia Karol Conká na edição de 2022

Karol Conká

Reafirmando seu papel enquanto movimento inclusivo e carregando a diversidade como eixo principal, o Festival Sarará anuncia a cantora Karol Conká como mais um dos nomes que vão compor a programação do line-up de sua oitava edição. Marcado para o dia 27 de agosto de 2022, na Esplanada do Mineirão, em Belo Horizonte, o evento – gerido pela produtora A Macaco, responsável também pela gestão de carreira dos grupos Lagum e Fenda, do cantor Kdu dos Anjos, entre outros artistas mineiros –  prepara uma edição grandiosa para celebrar o seu retorno ao formato 100% presencial. Além de Karol Conká, nomes como Pabllo Vittar, Zeca Pagodinho e o encontro entre o BaianaSystem e Margareth Menezes, também estão confirmados. Os ingressos já estão disponíveis, agora no segundo lote, a partir de R$ 90, e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla (acesse aqui).

“É uma honra estar num line-up com artistas de grande expressão e, com certeza, será muito emocionante poder reencontrar o público de BH, que sempre me recebeu com muito carinho”, avalia Karol Conká. Ela promete uma performance completamente inédita no palco do festival mineiro. “Tudo que passei foi uma grande lição que tirei como incentivo pra me cuidar, melhorar e trabalhar minha música. Esse show será pensado com muito carinho para oferecer a melhor experiência para o público, com muita dança, batuque e boas vibrações”, garante a artista.

A relação de Karol Conká com o Sarará não é de hoje e a organização do evento mineiro já tinha sondado um show dela  antes mesmo de anunciar a programação inicial. “Levei a ideia para Mônica, minha parceira nessa curadoria, e concluímos a importância do Sarará como uma ferramenta cultural para propor o nome dela”, conta Carol de Amar, diretora artística do festival que assina a curadoria ao lado de Mônica Brandão.

“Buscamos contribuir de alguma forma – mesmo que minúscula – para uma sociedade mais igualitária, reflexiva e menos ‘julgadora’. Nossa expectativa é que o público acolha a Karol bem e reflita sobre o contexto dela com empatia”, comenta a curadora. O primeiro contato da cantora curitibana com o festival se deu na edição virtual em 2020, quando a rapper  participou da performance do grupo feminino de hip hop Fenda (assista aqui).

A programação do Sarará 2022, marcada por fomentar encontros geracionais, além das apresentações solo, conta com os shows de Zeca Pagodinho (que estreia no circuito de festivais que não são totalmente voltados ao samba), Pabllo VittarElza Soares convida Luedji Luna e RebeccaBaianaSystem convida Margareth Menezes e Black AlienGilsonsFenda, Marina Sena e Nath Rodrigues.

Serviço:
Festival Sarará 2022
Data: 27 de agosto de 2022 (sábado)
Horário: 12 horas
Onde: Esplanada do Mineirão (Av. Presidente Carlos Luz – São Luiz, Belo Horizonte – MG)
Ingressos: Vendas abertas via Sympla (acesse aqui).

Most Popular Topics

Editor Picks