Meios de pagamento, seu negócio precisa estar alinhado com o mercado para efetivar vendas

Vários movimentos estão acontecendo no mercado no sentido de ampliar a aderência aos meios de pagamento. Desde o movimento recente da Amazon anunciando que irá parar de aceitar os cartões de crédito Visa no Reino Unido por causa de suas altas taxas, até a nova estratégia do Mercado Pago, avançando com os dois pés no mundo das criptomoedas.

Impulsionado pela pandemia o ecommerce segue com tendência de crescimento de 50% para 2022, segundo pesquisa do Panorama da Experiência do Consumidor, realizada pela Opinion Box e Bornlogic e demonstra que o jeito de consumir do brasileiro mudou definitivamente e quem ainda não preparou o seu negócio para o mundo online vai ficar para trás.

Mas, o que o seu negócio precisa para fazer sucesso no mundo online?

Primeiro é necessário investir em uma plataforma de ecommerce campeã, afinal o que atrai os clientes são as funcionalidades. Um bom site de ecommerce precisa ser fácil de navegar e responsivo para acesso em diferentes dispositivos.

Tão importante quanto uma boa plataforma é o marketing digital que abrirá portas no mercado e vai aproximar o seu produto dos consumidores. É preciso investir em marketing, impulsionar os produtos e expandir a propaganda para o maior número possível de consumidores.

Site “ok” e marketing alinhado, então é preciso definir os meios de pagamentos e, quanto mais facilidades o seu negócio oferecer, maiores serão as chances de conquistar o cliente. Vejam alguns meios de pagamentos mais usados:

Boleto à vista – Aceitar pagamento em boleto é uma forma popular, que dispensa conta em banco e atende aqueles que não podem efetuar compras parceladas, preferência de 4,6% segundo pesquisa da Fundação Dom Cabral e a Brinks Company, sobre tendências financeiras.

Carteira Digital – As e-wallets superaram o boleto bancário para pagamento online, são práticos e evitam fraudes. Segundo a Beyond Bordes 2021/2022, é o segundo método de pagamento mais usado com 12% na preferência dos consumidores.

Pix – Essa modalidade revolucionou os meios de pagamento e responde por uma fatia de 12% do volume total do e-commerce, simples e ágil que caiu no gosto popular.

Cartões de crédito – O grande queridinho dos consumidores é o método de pagamento mais usado e apresentou o maior valor transacionado no terceiro trimestre de 2022 (R$ 402,1 bilhões), segundo a Associação brasileira de cartões de crédito e serviços (Abecs).

Vale citar também que o cartão de crédito, na modalidade de recorrência, está crescendo muito no e-commerce, principalmente para clubes de assinatura e recorrência em serviços. Nessa modalidade apenas a parcela do mês, de uma compra recorrente, é descontada do limite de crédito do cliente. Isso possibilita mais liberdade para o consumidor e maior ticket médio para o e-commerce.

Apresentamos apenas os principais, existem ainda outras formas como, cartão de débito, transferência, pagamento via WhatsApp, entre outros. Vale pesquisar todos e lembre-se, quanto mais facilidades, melhores serão as chances de reter o cliente e efetivar uma venda.

Vale também considerar sistemas automatizados disponíveis no mercado de conciliação e consolidação de vendas e recebíveis, pois o controle das vendas é tão importante quanto vender. Apesar de ser um serviço disponível, inclusive nos apps e sites das bandeiras, contar com uma solução customizada e centralizada, que avalia todas as adquirentes ao mesmo tempo, vai facilitar a gestão, controle de vendas e aferição de taxas praticadas no mercado na hora da venda.

Para obter sucesso no mundo virtual ou físico a chave do negócio é pesquisar, estudar o mercado, entender o comportamento dos consumidores e oferecer facilidades que atendam os clientes, afinal deles depende o sucesso de qualquer negócio.

* Claudio Dias, formado em Matemática na FMU e Gestão Empresarial na FGVacumula mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia e inovação. Foi fundador da Gopay, e atualmente é Cofundador e sócio da Joinkey  e CEO da Pagolivre, empresa especializada em meios de pagamento e recorrência.

Artigo anteriorPRÓXIMO ARTIGO

24 projetos sociais começam 2022 apoiados pelo Instituto Localiza

O Instituto Localiza acaba de anunciar a lista das entidades selecionadas pelo edital Juventude em Movimento, lançado em setembro de 2021. Foram aprovadas 24 iniciativas, distribuídas por 14 estados brasileiros e um deles com abrangência nacional, entre as mais de 440 inscritas. A maioria delas, atua na frente Capacitação Técnica e Educação Profissional (62%), seguida por Fomento ao Perfil Empreendedor (21%) e Inovação para o Desenvolvimento Comunitário (17%).
O edital foi criado pelo Instituto para captar projetos com potencial de impacto na construção de novos caminhos para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica e para dar acesso a oportunidades de inclusão produtiva e empreendedorismo. As iniciativas selecionadas irão receber investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões e devem impactar diretamente cerca de 8 mil jovens.
“Ao final do processo de seleção, pudemos confirmar que alcançamos uma capilaridade territorial muito positiva, com representantes de todas as regiões do país. No geral, recebemos inscrições aderentes às nossas temáticas transversais e isso demonstra que nossa escuta social, realizada para o planejamento das prioridades do Instituto, foi efetiva e em sinergia com os caminhos dos jovens”, comenta o presidente do Instituto Marco Antônio Guimarães.
Entidades selecionadas
O edital considerou quatro categorias de apoio: Reconhecer para atender 1 projeto com resultados expressivos já comprovados e investimento de até R$ 400 mil; Qualificar, para 3 projetos de até R$ 200mil com metodologia já comprovada; Impulsionar, 10 projetos em estágio inicial com até R$ 100 mil; e Fomentar para projetos experimentais, também 10 de até R$ 50 mil.
O Instituto de Oportunidade Social foi selecionado na categoria Reconhecer com o IOS Recife que pretende instalar a primeira unidade na capital pernambucana para promover capacitação de jovens em Tecnologia da Informação e inseri-los no mercado de trabalho.
Os projetos da categoria Qualificar são da Recode para 8 estados e da Generation Brasil, para Pernambuco. As duas entidades irão trabalhar com os projetos de tecnologia voltados à frente capacitação técnica e inserção profissional. O terceiro é o Instituto Capim Santo, da Bahia, que com o projeto Cozinha do Amanhã, de capacitação em Gastronomia no Estado.
Na categoria Impulsionar foram aprovadas as organizações do Rio Grande do Norte, a ABFBB-Projeto Motivar e a Casa do Menor Trabalhador de Natal; do Espírito Santo, o Instituto PEB, do Rio Grande do Sul, o Instituto Social Pertence e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Marau; da Paraíba o Centro Semear; do Ceará a Fundação Brasil Cidadão; do Piauí, a Cáritas Teresina; do Rio de Janeiro, o Ambulatório da Providência; e de São Paulo, a Associação Arca de Noé de Apoio Social.
E na categoria Fomentar estão as organizações da Bahia, Associação Casa de Maria e Associação Artesanal Chitarte de Cachoeira; do Piauí, o Instituto Novo Sertão; do Rio Grande do Sul, a Associação Pais e Amor; do Ceará, a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade; do Paraná, o Instituto Futebol de Rua; do Maranhão, o Instituto Tatajuba; de Minas Gerais, o Instituto Estrada Real; da Paraíba, o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Dom Oscar Romero — CEDHOR; e com atuação em todo o território o Movimento Black Money.
Além de tecnologia e gastronomia, os projetos selecionados trabalham com os jovens em atividades de turismo de base comunitária, mídias digitais, cultura e design. “A seleção levou em consideração a proposição de estratégias efetivas de inclusão produtiva dos jovens, territórios e públicos em maior vulnerabilidade social ou econômica, além de atendimento a critérios de conformidade. De forma geral, a qualidade dos projetos inscritos foi muito alta, demonstrando o excelente trabalho desenvolvido pelas organizações sociais pelo Brasil”, finaliza Marco Antônio.
Sobre o Instituto Localiza
O Instituto Localiza nasceu para impulsionar a transformação social, apoiando projetos que facilitem o acesso ao ensino e que fomentem o empreendedorismo em comunidades onde a Localiza está presente. A instituição incentiva iniciativas de investimento social estratégicas da Localiza por meio de editais públicos e prioriza aqueles voltados a jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Saiba mais sobre o Instituto e os projetos apoiados na página do Instituto Localiza

influência e personificação criam identificação dos compradores com o futuro lar

A construção de um lifestyle (estilo de vida) está relacionada à personalização integral da vida em conformidade com padrões estéticos e culturais que são reorientados de acordo com o perfil de cada pessoa. De forma profissional ou casual, a tendência é que todos tenham um estilo individual que dialoga com rotinas, hobbies, características comportamentais e outros detalhes.

Da escolha pelo uso de certas palavras, símbolos e opiniões, passando pela opção por tipos de roupa – ou até mesmo a combinação de peças –, o uso de acessórios, pinturas corporais, maquiagens, tatuagens até a escolha por bens duráveis de consumo e até mesmo o local de moradia, se possível.

Cada vez mais, as pessoas têm se adequado, também, pela escolha e personalização de imóveis para compor o próprio estilo de vida – seja para morar ou passar férias, como nas casas de praia e de campo. “Quem pode definir onde quer morar, como quer morar, em que quer morar, tem prestado bastante atenção em questões como o estilo arquitetônico, a assinatura visual, os materiais utilizados na construção e, claro, a montagem interior do imóvel”, comentou Karla Silva, empresária, influencer, especialista em designer de interiores e lifestyle.

Karla, que também é proprietária da BK Concept, loja de artigos de moda no segmento luxo, atua há mais de 20 anos desenhando projetos para a montagem interior de casas, apartamentos e ambientes comerciais para o setor imobiliário. Em diversas ocasiões é convidada pelas próprias construtoras e imobiliárias para planejar experiências com os mais diversos estilos no interior e até no exterior dos imóveis.

“Faço uma imersão em bairros, apartamentos, casas na cidade, à beira-mar ou no interior com todas as vantagens que identifiquei em tais localidades. Mostro os benefícios de cada empreendimento,  como transformar os ambientes internos daquele ‘lar, doce lar’, para que ele se torne o melhor reflexo do morador, onde ele irá se sentir muito bem e, assim, desfrutar de seus momentos de descanso ou de produtividade com o máximo de satisfação”, complementa Karla.

Recentemente, o mercado imobiliário nacional começou a oferecer empreendimentos assinados por marcas famosas, como Porsche, Lamborghini, Versace e outros. Empreiteiras brasileiras também já estão trabalhando com a construção de moradias e escritórios que atendam aos padrões estéticos individuais, inclusive com a possibilidade de decoração personalizada de acordo com itens de grife totalmente identitários.

Com o avanço tecnológico, esse processo de identificação com os espaços tem ficado mais acessível, em especial com a orientação de profissionais que levam às construtoras um leque mais amplo de possibilidades, priorizando inclusive perspectivas que estão na vanguarda, com estilos inovadores, modernos e impactantes. O objetivo central, todavia, é criar lugares que considerem a individualidade, ofereçam conforto, que expressem gostos pessoais e, mais do que isso, sejam lares ou ambientes de trabalho ideais.

“Como tenho acesso a muitos lançamentos, e sou apaixonada pelo mercado imobiliário, decidi mergulhar nesse universo e explorar as possibilidades para orientar clientes e amigos em suas escolhas por imóveis para viver, trabalhar, passar férias”, conta a influencer.

Em seu perfil no Instagram, a consultora de lifestyle apresenta diversos vídeos com escolhas espontâneas dela, locais que ela descobriu e com os quais se encantou. “Locais onde eu mesma moraria”, frisa Karla. Em um deles, por exemplo, ela mostra o bairro do Cacupé, em Florianópolis, como boa opção para quem quer estar perto do centro da ilha e junto à natureza ao mesmo tempo. Em outros, Karla mostra propostas de decoração, sugestões de reformas e assim por diante, economizando o tempo de quem está buscando mudanças e precisa tomar muitas decisões.

“O meu papel tem sido mostrar que podemos encontrar soluções para todos os espaços e ambientes. Eu estudo perfis e dinâmicas de vida, para sugerir propostas que deixem residências e escritórios mais humanizados. Meu propósito é trazer a identidade do cliente àquele ambiente. E isso não se faz apenas com peças de alto valor, há uma ciência por trás de tudo isso, que colabora para a concepção de uma atmosfera positiva e saudável. Sempre pensando na exclusividade, na personalização”, complementou a especialista.

Links para vídeos

Sobre Karla Silva

Karla Silva é designer de interiores, influenciadora de decoração, moda e lifestyle. Cofundadora da BK Concept Store. Além disso, também é autora do livro “Karla Silva – Universo da Decoração” e coautora do livro “Do Jeito Que Está Não Vai Dar Certo”.

Acesse: https://www.instagram.com/karlasilva_official/

Most Popular Topics

Editor Picks