Grito de carnaval: Feira das Yabás será neste domingo (13) na Quadra da Portela

RODA DE SAMBA DO MARQUINHOS DE OSWALDO CRUZ RECEBE O CORDÃO DA BOLA PRETA.

Devido às recomendações das autoridades sanitárias, a edição de fevereiro da Feira das Yabás, que acontece neste domingo, dia 13, não será realizada na Praça Paulo da Portela, como acontece tradicionalmente. O evento acontecerá na quadra da Portela, a maior campeã do carnaval carioca.

A entrada é gratuita !! Será obrigatório apresentar esquema vacinal completo e teremos medição de temperatura na portaria da quadra.

E para os órfãos do carnaval de rua carioca, uma ótima notícia: além de Marquinhos de Oswaldo Cruz e sua banda, a Feira terá a participação do Cordão da Bola Preta, maior bloco de carnaval do mundo! A festa começa, a partir das 13h, e a quadra da Portela fica na Rua Clara Nunes,81, em Madureira, zona norte do Rio.

Importante: haverá arrecadação de alimentos não perecíveis para o projeto Mesa Brasil, do Sesc. Quem puder ajudar, traga sua doação para quem está precisando muito da sua solidariedade neste momento da pandemia.

O evento: FEIRA DAS YABÁS, MÚSICA E GASTRONOMIA NEGRA CARIOCA.

Evento gratuito, a Feira das Yabás acontece há 13 anos no bairro de Oswaldo Cruz, contíguo a Madureira. De destacada relevância para a preservação da cultura afro-brasileira, declarada Patrimônio Cultural Imaterial do estado do Rio de Janeiro em 2018, teve sua primeira edição em 2008 idealizada pelo cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz, que depois de recriar o Trem do Samba e a Feijoada da Família Portelense resolveu cantar seus sambas na quadra da Portelinha, quando era servido uma macarronada com carne assada. Nascia assim, a primeira edição da Feira, que hoje reúne milhares de visitantes de todas as regiões do Rio.

Grandes nomes da MPB, como Dona Ivone Lara, Leandro Sapucahy, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Danilo Caymmi, Fátima Guedes, Hamilton de Holanda, Jongo da Serrinha, Guinga, entre outros, já marcaram presença na Feira. A festa tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro, Produção da MMachado Promoções, apoio do Sesc RJ e a assessoria de imprensa da Código Morse Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Além da boa música, o público ainda aproveita para experimentar a culinária típica do subúrbio carioca e pratos de origem africana nas 16 barracas expositoras, sob o comando das matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz: um imenso restaurante a céu aberto. Entre as muitas opções, Surica com mocotó. Neide Santana serve Angu a Baiana. Já na barraca da Jane Carla você encontra Chouriço e Torresmo. A expositora Romana vai de carré com couve à mineira à moda carioca. Bobó de camarão é o prato da barraca da Jussara e na barraca da Selma Candeia, filha do sambista Candeia, a gostosura é abóbora com carne seca. A combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz fica sob a responsabilidade da Tia Nira. Já a barraca da Tia Edith oferece macarrão com carne assada. Vera Caju encanta com o seu cozido. Rosimeri Cruz serve a deliciosa galinha com quiabo e Jane Pereira arrasa com seu famoso jiló frito. A barraca da Rosângela Maria serve a tripa lombeira e a da D. Marlene a feijoada. Na barraca da Sueli a pedida é Vaca atolada e Carne seca com aipim. A sobremesa é na barraca da Vera de Jesus.

Quando: Domingo, 13 de fevereiro de 2022.

Hora: a partir das 13h.

Local: Quadra do GRES Portela

Rua Clara Nunes,81- Madureira.

Evento gratuito.

Mais informações: 21 – 97036-4543

Classificação: Livre

Assessoria de imprensa: Enildo Viola

Artigo anteriorPRÓXIMO ARTIGO

Marvel anuncia lançamentos dos novos filmes em vídeo com prévias inéditas

A Marvel Studios divulgou um vídeo que celebra seu universo cinematográfico e mostra os lançamentos dos próximos longas. Além das primeiras cenas de “Os Eternos”, a prévia também confirmou o título de Pantera Negra 2: “Wakanda Forever”.

Confira:

  • Viúva Negra: Julho de 2021
  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: Setembro de 2021
  • Os Eternos: Novembro de 2021
  • Spider-Man – No Way Home: Dezembro de 2021
  • Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: Março de 2022
  • Thor – Love and Thunder: Maio de 2022
  • Pantera Negra – Wakanda Forever: Julho de 2022
  • The Marvels: Novembro de 2022
  • Homem-Formiga e a Vespa – Quantumania: Fevereiro de 2023
  • Guardiões da Galáxia Vol. 3: Maio de 2023
  • Quarteto Fantástico: Sem Data

Alexia Annes concorre com 3 projetos ao Quarentena Film Festival

Alexia Annes
Com a pandemia muitas profissões precisaram se adaptar às novas formas de produção e trabalho. Na arte e audiovisual não foi diferente. A roteirista, diretora e atriz Alexia Annes trabalhou, de forma remota, em alguns projetos durante o período de isolamento social em que vivemos há mais de um ano, como os curtas-metragens “Culpa e Preconceito”, “Attention Please” e a webserie “Lara Toc Toc”, que ganharam reconhecimento e estão indicados ao festival Quarentena Film Festival.
Possibilitando um maior reconhecimento desse novo formato de trabalho, o Quarentena Film Festival premia diversos projetos realizados durante a quarentena e que tenham respeitado todas as diretrizes indicadas para evitar a propagação do vírus da Covid-19.
De acordo com a página oficial do festival, o evento surgiu da vontade de continuar criando e a vontade de união em um momento onde nunca encontravam-se tão afastados. “Ele surge como uma luz em uma mente resiliente. Ele surge em um momento de cuidado, purificação e carinho” – citação retirada da página do Quarentena Film Festival.
 “Culpa e Preconceito”, “Attention Please” e a webserie “Lara Toc Toc” concorrem em categorias técnicas, que contarão com uma banca de profissionais da área para a decisão final, e ao voto popular. A votação acontece até o próximo dia 22 de maio.
“Estar com indicações nesse festival está sendo incrível. O Festival é maravilhoso e motivador. Além disso, através do cinema, muitas mulheres podem contar a sua versão da vida e seu ponto de vista da sociedade. Passamos centenas de anos tendo nossas histórias contadas por homens. Estou feliz de estar participando dessa edição”, afirma Alexia.
Alexia integrou ao elenco do curta “Attention Please” e da webserie “Lara Toc Toc”, tendo também dirigido, roteirizado e produzido as tramas. Em “Culpa e Preconceito” a artista roteirizou e dirigiu o projeto. A produtora de audiovisual independente Batom Produções, a qual Alexia também é proprietária, é a responsável pela trama.
“Trago 3 obras completamente diferentes e através do festival posso exibir as vertentes do meu trabalho ao público. O mercado cinematográfico ainda é um ambiente com homens na liderança das produções, poder estar entre os selecionados é gratificante demais”, aponta a artista.
Além de estar em um festival com 3 diferentes projetos e ocupar um importante espaço como mulher à frente de produções audiovisuais, Alexia também reconhece a necessidade do festival em tempos de pandemia, em que muitos projetos maiores precisaram ser adiados, gravações canceladas e artistas precisando se reinventarem para continuarem produzindo, atuando e vivendo da arte.
“O Quarentena Film Festival é muito importante, pois mostra o trabalho de cineastas que trabalharam durante a pandemia, respeitando as restrições da covid-19, produzindo filmes realizados de forma remota. Sempre gravando em locais fechados e respeitando o isolamento social, preferencialmente todos de casa. Para continuarmos trabalhando, precisamos reinventar e produzir”, completa Alexia.
A votação popular já está aberta. Para votar em “Attention Please”, “Culpa e Preconceito” e “Lara Toc Toc”, clique AQUI.

Most Popular Topics

Editor Picks