FAU retoma a ocupação do Porto Maravilha com diversidade e inclusão

Edição de reencontro do festival acontece neste sábado a partir das 16h e contará com 3 palcos, mais de 30 atrações, cheio de equidade, ainda mais inclusivo e cheio de propósito!

Chega de espera… o FAU (Festival de Ativação Urbana) está de volta às ruas do Santo Cristo, mais especificamente no Passeio Ernesto Nazareth, neste sábado (25) a partir das 16h00. O festival sempre foi uma plataforma de ocupação da rua, gratuito e cheio de propósitos. Há quatro anos atuando na região do Porto Maravilha, o festival tem seus pilares fixados em Diversidade, Pluralidade e Inclusão.

Nesta edição especial de reencontro, após quase dois anos de pausa, o festival colocou em prática todos esses pilares, do acesso ao line-up. Pra se ter uma ideia, a edição do dia 25 terá 37 atrações, sendo 20 delas mulheres lésbicas, cis e trans. Um verdadeiro marco no cenário musical a nível nacional e inédito na cidade maravilhosa. Nomes como Carola, Valentina Luz, Glau Tavares e Marian Flow são algumas das headliners do Festival. Ponto para uma curadoria viva e atenta, assinada pelos artistas Leo Janeiro, Elisa Amaral, Rodrigo S e Júlio Rodrigues.

O Festival rola no Passeio Ernesto Nazareth, sua “eterna casa” – um parque urbano localizado no Santo Cristo que foi inteiramente ressignificado com as cores de artistas urbanos convidados pelo Distrito de Arte do Porto. Projeto carioca que pensa espaços e arquiteturas urbanas através da arte.

Equidade como ponto de partida

O festival que se posiciona como um verdadeiro palco para as pessoas serem o que elas são, também é palco para ser um gatilho radical de mudança de uma pauta que ganha cada vez mais holofote: o equilíbrio entre mulheres e homens no line-up.

Para esta edição de retorno, a curadoria musical do festival liderada pelos artistas Elisa Amaral, Leo Janeiro, Rodrigo S e Júlio Rodrigues, construíram uma programação com 60% mulheres e 40% homens; fugindo dos padrões e ficando ainda mais a cara do Festival.

Nomes como Carola, Valentina Luz, Marian Flow, TamY, Glau Tavares, Camila Jun e Marta Supernova compõem esse dream team de mulheres que estarão se apresentando neste fim de semana.

Além disso, o festival conta com edições específicas para valorizar e dar oportunidades às mulheres como o Minas, Manas & Monas.

Para “resgatar” o ingresso, participar efetivamente da criação desse legado institucional/social e experimentar o Festival, o público faz uma simples colaboração através de doação de alimento ou cesta básica, pelo site ou na chegada ao Festival.

Serviço:

Local: Passeio Ernesto Nazareth – Rua Professor Pereira Reis S/N, Santo Cristo, Rio de Janeiro
Horário: a partir das 16h
Ingressos: www.sympla.com.br/fau
Classificação: 18 anos

Artigo anteriorPRÓXIMO ARTIGO

Marvel anuncia lançamentos dos novos filmes em vídeo com prévias inéditas

A Marvel Studios divulgou um vídeo que celebra seu universo cinematográfico e mostra os lançamentos dos próximos longas. Além das primeiras cenas de “Os Eternos”, a prévia também confirmou o título de Pantera Negra 2: “Wakanda Forever”.

Confira:

  • Viúva Negra: Julho de 2021
  • Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis: Setembro de 2021
  • Os Eternos: Novembro de 2021
  • Spider-Man – No Way Home: Dezembro de 2021
  • Doutor Estranho no Multiverso da Loucura: Março de 2022
  • Thor – Love and Thunder: Maio de 2022
  • Pantera Negra – Wakanda Forever: Julho de 2022
  • The Marvels: Novembro de 2022
  • Homem-Formiga e a Vespa – Quantumania: Fevereiro de 2023
  • Guardiões da Galáxia Vol. 3: Maio de 2023
  • Quarteto Fantástico: Sem Data

Alexia Annes concorre com 3 projetos ao Quarentena Film Festival

Alexia Annes
Com a pandemia muitas profissões precisaram se adaptar às novas formas de produção e trabalho. Na arte e audiovisual não foi diferente. A roteirista, diretora e atriz Alexia Annes trabalhou, de forma remota, em alguns projetos durante o período de isolamento social em que vivemos há mais de um ano, como os curtas-metragens “Culpa e Preconceito”, “Attention Please” e a webserie “Lara Toc Toc”, que ganharam reconhecimento e estão indicados ao festival Quarentena Film Festival.
Possibilitando um maior reconhecimento desse novo formato de trabalho, o Quarentena Film Festival premia diversos projetos realizados durante a quarentena e que tenham respeitado todas as diretrizes indicadas para evitar a propagação do vírus da Covid-19.
De acordo com a página oficial do festival, o evento surgiu da vontade de continuar criando e a vontade de união em um momento onde nunca encontravam-se tão afastados. “Ele surge como uma luz em uma mente resiliente. Ele surge em um momento de cuidado, purificação e carinho” – citação retirada da página do Quarentena Film Festival.
 “Culpa e Preconceito”, “Attention Please” e a webserie “Lara Toc Toc” concorrem em categorias técnicas, que contarão com uma banca de profissionais da área para a decisão final, e ao voto popular. A votação acontece até o próximo dia 22 de maio.
“Estar com indicações nesse festival está sendo incrível. O Festival é maravilhoso e motivador. Além disso, através do cinema, muitas mulheres podem contar a sua versão da vida e seu ponto de vista da sociedade. Passamos centenas de anos tendo nossas histórias contadas por homens. Estou feliz de estar participando dessa edição”, afirma Alexia.
Alexia integrou ao elenco do curta “Attention Please” e da webserie “Lara Toc Toc”, tendo também dirigido, roteirizado e produzido as tramas. Em “Culpa e Preconceito” a artista roteirizou e dirigiu o projeto. A produtora de audiovisual independente Batom Produções, a qual Alexia também é proprietária, é a responsável pela trama.
“Trago 3 obras completamente diferentes e através do festival posso exibir as vertentes do meu trabalho ao público. O mercado cinematográfico ainda é um ambiente com homens na liderança das produções, poder estar entre os selecionados é gratificante demais”, aponta a artista.
Além de estar em um festival com 3 diferentes projetos e ocupar um importante espaço como mulher à frente de produções audiovisuais, Alexia também reconhece a necessidade do festival em tempos de pandemia, em que muitos projetos maiores precisaram ser adiados, gravações canceladas e artistas precisando se reinventarem para continuarem produzindo, atuando e vivendo da arte.
“O Quarentena Film Festival é muito importante, pois mostra o trabalho de cineastas que trabalharam durante a pandemia, respeitando as restrições da covid-19, produzindo filmes realizados de forma remota. Sempre gravando em locais fechados e respeitando o isolamento social, preferencialmente todos de casa. Para continuarmos trabalhando, precisamos reinventar e produzir”, completa Alexia.
A votação popular já está aberta. Para votar em “Attention Please”, “Culpa e Preconceito” e “Lara Toc Toc”, clique AQUI.

Most Popular Topics

Editor Picks