O jogador mais experiente da LaLiga Santander e o atleta de linha com mais participações na história da competição acaba de aumentar seu legado no futebol espanhol. Na noite de sábado, Joaquín ergueu a taça da Copa do Rei com o Real Betis pela segunda vez, com 17 anos de diferença. O jogador de 40 anos fez isso depois de marcar um dos pênaltis na vitória do Los Verdiblancos sobre seu ex-clube Valencia por 5×4 em uma disputa de pênaltis após um empate em 1×1 no tempo regulamentar Estádio La Cartuja, na cidade natal do clube, Sevilha.
“Este é o dia mais importante da minha vida, por muito”, disse ele durante uma série de entrevistas chorosas pós-jogo, orgulhoso de ter ajudado o clube que ele tanto ama a voltar ao topo.
Uma vida inteira em verde e branco
Joaquín tem sido a vida e a alma do Real Betis por tanto tempo. Depois de ingressar na categoria de base do clube em 1997, quando muitos de seus atuais companheiros de equipe ainda não haviam nascido, ele estreou no time principal em 2000 na hora de necessidade do clube, quando eles estavam na LaLiga SmartBank (segunda divisão espanhola), e os ajudou a recuperar a promoção para a LaLiga Santander.
Apesar de alcançar a fama e se tornar um jogador chave para a Espanha, ele permaneceu fiel ao seu clube de infância, ajudando-os a se classificar para a UEFA Champions League e erguer a Copa do Rei em 2005. Ele gostou tanto de ganhar a Copa que trouxe o troféu para seu casamento no final daquele ano, colocando-o no altar.
Joaquín deixou o Real Betis em 2006 para se juntar ao Valencia e a sua reputação como um dos jogadores mais carismáticos da LaLiga Santander, bem como um dos mais talentosos, manteve-se. Quando voltou a vencer a Copa do Rei em 2008, desta vez com o Los Che, comemorou posando para uma foto segurando o troféu completamente nu.
Ele retornou à sua região natal, a Andaluzia, em 2011 com o Málaga e logo se estabeleceu como um talismã quando o time terminou entre os quatro primeiros da LaLiga Santander. A seguir veio uma estada na Fiorentina e a Itália também se apaixonou por Joaquín, que mergulhou na língua, mas não pôde deixar de intercalar suas entrevistas com palavras em espanhol. Mais uma vez, ele provou ser inestimável em campo, já que terminaram entre os quatro primeiros em temporadas consecutivas.
Enquanto aproveitava o tempo na Itália, Joaquín disse que voltar ao Real Betis era “o que eu mais queria no mundo” e ele conseguiu seu desejo em 2015, quando o clube havia acabado de ganhar a promoção de volta à LaLiga Santander. Cerca de 19 mil torcedores compareceram à sua apresentação, onde ele declarou: “Meu coração me disse para voltar ao Real Betis. Algumas pessoas não conseguiam entender o porquê, mas agora vão. Espero que este seja o primeiro de muitos dias felizes.”
A segunda passagem de sucesso de Joaquín com o clube do seu coração
Ele não estava errado, pois muitos dias felizes se seguiram. Enquanto o Real Betis lutou pela estabilidade nos nove anos em que Joaquín esteve fora, sendo rebaixado duas vezes, eles se fortaleceram desde que ele voltou.
Eles já participaram duas vezes de competições europeias e garantiram mais uma estadia continental depois de vencer a Copa do Rei. Eles também fizeram progressos fora do campo, expandindo seu Estádio Beníto Villamarín para 60 mil lugares e anunciando planos ambiciosos para renovar sua academia e campo de treinamento. Ainda há esperança de que eles possam terminar esta temporada ainda mais altos, com a Champions League ainda ao alcance.
A empolgação em torno do Real Betis é tanta que, depois de vencer a Copa do Rei, Joaquín anunciou que quer ficar para a temporada 2022/23, quando completa 41 anos. Questionado sobre seus planos futuros, ele disse: “Ficar. Como eu poderia ir embora quando estamos começando a ganhar?”
Foi uma resposta típica de Joaquín, que se tornou querido pelos espanhóis, quer amem futebol ou não. Ele falou de seu desejo de trabalhar como apresentador de um talking show na televisão quando finalmente pendurar as chuteiras e, com seu carisma natural e talento para a comédia, é fácil vê-lo se destacando nesse campo.
Até lá, os fãs de futebol esperam mais alguns momentos de magia de um jogador que já trouxe tanta alegria.